Projeto de Pesquisa
Perspectivas Kantianas sobre as causas da irracionalidade social
PROBRAL (CAPES/DAAD) | 2022-2025
O projeto conjunto de pesquisa se propõe a analisar, problematizar e avaliar os diferentes aspectos da natureza humana acerca das fontes da irracionalidade social e suas possíveis soluções, tais como apresentadas na filosofia de Kant e na filosofia de herança Kantiana (em especial Rawls e Habermas). À primeira vista pareceria que a filosofia kantiana não possui nenhuma relevância para a racionalidade social, área dedicada a definir os meios mais adequados para se alcançar fins sociais e a realização de determinados valores. É do escopo da racionalidade social investigar os obstáculos e definir uma organização sistematicamente adequada para superá-los. Entretanto, se a relação de fins e meios da ação não se constitui como o elemento central das éticas Kantianas, disso não se segue que a racionalidade pragmática não tenha um papel imprescindível, seja para os fins sociais, seja morais. Isso foi claramente enfatizado por John Rawls, que na construção de sua teoria liberal dos princípios de justiça para a estrutura fundamental da sociedade enfatizou o papel da racionalidade social (rationality) e da razoabilidade (reasonableness). Também na Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant encontram-se inúmeros elementos para uma análise sistemática da irracionalidade social. Eles esclarecem diversas dimensões da irracionalidade social, que normalmente são tratados de modo independente, mas que, ao serem reunidos e interligados sistematicamente, constituem uma crítica radical da irracionalidade social e uma alternativa ao egoísmo metodológico (epistemológico, lógico e moral).
Eventos
Workshops on Kantian Perspectives on Social Irrationality
Em uma iniciativa do Prof. Dr. Joel Thiago Klein, o grupo de estudos Kant e Interlocuções organiza, em conjunto com a Universidade de Vechta, workshops sob o tema "Perspectivas Kantianas sobre as causas da irracionalidade social". Os encontros são direcionados aos grupos de estudos de Kant da UFPR, da UFSC e da Universidade de Vechta e serão realizados presencialmente nas três instituições.
- seg., 16 de dez.Vechta Universität16 de dez. de 2024, 09:00 GMT+1 – 19 de dez. de 2024, 21:00 GMT+1Vechta Universität, Driverstraße 22, 49377 Vechta, AlemanhaEvento realizado em uma parceria entre a UFPR, a UFSC e a Uni. of Vechta.
- seg., 04 de nov.Reitoria UFPR Ed. Dom Pedro II04 de nov. de 2024, 09:00 BRT – 12 de nov. de 2024, 21:00 BRTReitoria UFPR Ed. Dom Pedro II, R. Dr. Faivre, 405 - Centro, Curitiba - PR, 80060-140, BrasilEvent organized in partnership between UFPR, UFSC, and the University of Vechta
- seg., 04 de dez.Universität Vechta04 de dez. de 2023, 09:00 GMT+1 – 08 de dez. de 2023, 23:10 GMT+1Universität Vechta, Driverstraße 22, 49377 Vechta, AlemanhaEvento realizado em uma parceria entre a UFPR, a UFSC e a Uni. of Vechta.
- ter., 28 de fev.UFSC Florianópolis28 de fev. de 2023, 09:00 – 03 de mar. de 2023, 18:00UFSC Florianópolis, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900, BrasilEvento realizado em uma parceria entre a UFPR, a UFSC e a Uni. of Vechta.
- seg., 17 de out.Reitoria UFPR Ed. Dom Pedro I Sala 50617 de out. de 2022, 09:30 BRT – 21 de out. de 2022, 18:20 BRTReitoria UFPR Ed. Dom Pedro I Sala 506, R. Dr. Faivre, 405 - Centro, Curitiba - PR, 80060-140, BrasilEvento coordenado pelo Prof. Dr. Joel Thiago Klein, em uma parceria entre a UFPR, a UFSC e a Uni. of Vechta.
- seg., 22 de ago.Universität Vechta | Building Q, Room Q22 de ago. de 2022, 09:30 GMT+1 – 30 de ago. de 2022, 17:30 GMT+1Universität Vechta | Building Q, Room Q, Driverstraße 22, 49377 Vechta, AlemanhaEvento coordenado pelo Prof. Dr. Jean-Christophe Merle, em uma parceria entre a UFPR, a UFSC e a Uni. of Vechta.
Membros do Grupo
Prof. Dr. Alessandro Pinzani
Desde 2004 é professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Florença, Itália (1992) e doutorado em filosofia pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1997). Fez pós-doutorado na Columbia University de New York (2001-2002, com bolsa da Alexander-von-Humboldt-Stiftung), na Humboldt-Universität zu Berlin (2010-2011 com bolsa Capes), bem como na Università degli Studi di Firenze e na Ruhr-Universität de Bochum (2015-2016 com bolsa Capes). Obteve a Habilitation (Livre-Docência) e a Venia Legendi em filosofia na Universität Tübingen (2004). Entre seus livros destacam-se: An den Wurzeln moderner Demokratie (Berlim, Akademie, 2009), Jürgen Habermas (Munique, Beck, 2007) e Vozes do Bolsa Família. Autonomia, dinheiro e cidadania (em co-autoria com Walquíria Leão Rego, São Paulo, UNESP, 2013; trad. inglesa: Money, Autonomy, and Citizenship, Dordrecht, Springer 2019).
Dr. Anna Szyrwińska-Hörig
Lehrkraft für besondere Aufgaben für Philosophie an der Universität Vechta (10/2015). Lehrbeauftragte im Seminar für Philosophie der Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (7/2013 bis 10/2015). Wissenschaftliche Mitarbeiterin im Seminar für Philosophie der Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (7/2013 bis 6/2014). Promotion an der Polnischen Akademie der Wissenschaften zum Thema: Der Einfluss des Pietismus auf die Ethik Immanuel Kants (2012). Assoziierte Mitglied im Graduiertenkolleg des Exzellenznetzwerkes Aufklärung – Religion – Wissen des Landes Sachsen-Anhalt an der Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (01/2011 bis 12/2012). Zuvor Studium der Philosophie an den Universitäten Warschau und Konstanz, Promotionsstudium in Warschau und Halle, Stipendiatin der Fritz Thyssen Stiftung, Stipendiatin des Polnischen Ministeriums für Bildung und Wissenschaft. Forschungsschwerpunkte: Geschichte der Philosophie, der frühen Neuzeit und Aufklärung, Freiheit und Determinismus, Ethik, Rechtsphilosophie, Religionsphilosophie.
Profa. Dra. Cristina Foroni Consani
Cristina Foroni Consani tem graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Direito e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Ciência Política da Columbia Unversity (EUA). Realiza pesquisa nas áreas de Filosofia Política moderna e contemporânea, Filosofia do Direito e Teorias da Democracia. Atualmente, sua pesquisa dirige-se ao tema do conflito na filosofia política moderna e contemporânea, com ênfase na relação entre consenso e conflito no âmbito da política internacional, especificamente nas obras de Jürgen Habermas e Chantal Mouffe.
Prof. Dr. Jean-Christophe Merle
Possui graduação em filosofia - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1985), graduação em História - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1987), doutorado em Philosophie - University of Fribourg (1993) e Habilitação (correspondente à livre-docência no Brasil) pela Universidade de Tübingen. Atualmente é Professor Titular na Universidade de Vechta (Alemanha) e Professor Honorário na Universidade de Saarland (Alemanha). É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Estudos Políticos da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Tem experiência docente e de pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia prática, tendo publicado vários trabalhos na área.
Prof. Dr. Joel Thiago Klein
Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) com estágio de doutorado na Humboldt-Unversität zu Berlin. Professor de Filosofia Moderna, Ética e Filosofia Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando na graduação e pós-graduação. Também atua como membro permanente na pós-graduação do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez pós-doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München com bolsa CAPES/Alexander von Humboldt para pesquisador experiente. Editor da Studia Kantiana (revista da Sociedade Kant Brasileira desde 08/2015, qualis A2). Membro da Diretoria da Sociedade Kant Brasileira (Gestão 2014-2018; 2018-2022; 2023-2026). Membro de sustentação do GT Kant da ANPOF. Membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Bolsista produtividade CNPq desde 2016. Ex-bolsista CAPES e DAAD. Entre suas publicações destacam-se o livro Kant e a Ideia de uma história universal (Loyola, 2016) e artigos publicados nas principais revistas de filosofia do Brasil (como Ethic@, Analytica, Kriterion, Veritas, Discurso, Transformação, Dois Pontos, Cadernos de Filosofia Alemã, Dissertatio, Studia Kantiana e Manuscrito) e em importantes revistas internacionais (como Kant-Studien, Kant Yearbook, Kantian Review, Revista Portuguesa de Filosofia, Revista Latinoamericana de Filosofia, Philosophica, entre outras). Também possui diversas publicações em coletâneas internacionais em editoras como OLMS, De Gruyter, Palgrave Macmillan, Cambridge Schollars, Duncker & Humblot e Routledge. Trabalhou como editor de 34 volumes de revistas (Studia Kantiana, Ethic@, Dois Pontos e Princípios). Além da pesquisa desenvolvida na filosofia teórica e prática de Kant (tanto a partir de uma perspectiva histórica, quanto sistemática), trabalha com temas de epistemologia, democracia, filosofia do direito, filosofia da história e teorias da justiça. Orientou 15 dissertações de mestrado e está orientando 6 estudantes de pós-graduação (3 mestrados e 3 doutorados), supervisiona 2 estágios de pós-doutorado.
Profa. Dra. Luciana María Marta Martínez
Pós-doutoranda na UFPR. Recentemente trabalhou como pesquisadora na Universidade Kant de Kaliningrado e como professora na Universidade de Buenos Aires (UBA) e na Universidade Católica da Argentina (UCA). Atualmente, é secretária do Grupo de Estudios Kantianos de Buenos Aires (GEK) e do jornal Revista de Estudios Kantianos (REK) da SEKLE, e membro do comite editorial do jornal Siglo Dieciocho. É membro da North American Kant Society (NAKS), da Asociación Argentina de Estudios del Siglo XVIII e da International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS).
Profa. Dra. Maria de Lourdes Borges
Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na University of Pennsylvania (1999), na Humboldt Universität (2006) e na Columbia University (2014).Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. Publicou "What can Kant teach us about emotions" no The Journal of Philosophy e "Physiology and the Controlling of Affects in Kant s Philosophy" no Kantian Review, além de vários livros e artigos sobre Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista É autora dos livros História e Metafísica em Hegel, Amor, Tudo o que você precisa saber sobre Ética, Atualidade de Hegel, Body and Justice, Razão e Emoção em Kant; Emotion, Reason and Action in Kant (Bloombury, 2019).
Prof. Dr. Vinícius Berlendis de Figueiredo
Possui graduação (1988), mestrado (1993), doutorado (1999) e pós-doutorado (2013) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Integrou o programa de formação de quadros (1988-1990) e foi pesquisador (1990-1993) do CEBRAP. Desde 1993 é professor da Universidade Federal do Paraná. Foi editor da revista "Dois Pontos" (2004-2008), secretário geral da Sociedade Kant Brasileira (2004-2007), presidente da ANPOF (2011-2012), coordenador adjunto e coordenador titular da área de Filosofia na Capes (2014-2018). É autor de três livros autorais e de aproximadamente 30 artigos em revistas especializadas nas áreas de Filosofia Moderna (com destaque para Kant), Estética e Ética e Política. É membro do corpo permanente dos cursos de pós-graduação em filosofia da UFPR e da UFABC.
Dra. Nicole Martinazzo
Pós-doutoranda na UFPR. Possui graduação (2015) e mestrado (2018) em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Fez parte do Mestrado Tripartite da Universidade Federal do Paraná, tendo para isso estudado na Université de Rennes I (França) e na Université de Sherbrooke (Canadá). Possui doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2024), com estágio de pesquisa na Universidade de Groningen (Holanda). Membro da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII, da Sociedade Kant Brasileira, da UK Kant Society. Desenvolve pesquisa em História da Filosofia Moderna, com ênfase em filosofia moral e política em Kant.
Dr. Rômulo Eisinger Guimarães
Doutorado em Filosofia (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, com período sanduíche na Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha. Mestrado em Filosofia (2016), pela UFSM. Bacharelado em Artes Visuais - Desenho e Plástica (2012), pela UFSM, sob orientação do Prof. Ms. Alphonsus Benetti no Ateliê 1336 (intercâmbio acadêmico na Universidad de la Republica, UdelaR, Uruguai). Áreas de Interesse: Artes Visuais (história, teoria, crítica e reflexão da Arte; criação artística e poéticas visuais), Estética e Filosofia da Arte, Ética normativa, Metaética e Ética aplicada, Semiótica e Hermenêutica, Filosofia Transcendental e Filosofia crítica kantiana (origem e recepção histórica; arquitetura, sistema e fundamentação; Filosofia prática, Estética e Teleologia). Atualmente, Professor Substituto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (PGFILOS/UFPR).
Dra. Sandra Markewitz
Zuvor Studium der Philosophie / Literaturwissenschaft und Soziologie an der Ruhr-Universität Bochum und der Universität Bielefeld; Promotionsstipendium des Stifterverbandes für die Deutsche Wissenschaft. Ist Habilitandin an der Universität Vechta und lehrt dort Philosophie. Ihre Arbeitsschwerpunkte sind Wittgenstein, Sprachphilosophie, Philosophie der Sprache im Vormärz, Ethik und Ästhetik, Kulturphilosophie. Mentorin in dem Mentoringprogramm DiVA der Universität Vechta Mitglied im wissenschaftlichen Beirat des Forum Vormärz Forschung seit (2018/19). Lehrkraft für besondere Aufgaben für Philosophie an der Universität Vechta (10/2015). Promotion an der Universität Bielefeld zu dem Thema: Das Schweigen. Kafka, Wittgenstein und die Tautologizität des Gegebenen (2004).
Frank Rettweiler
Doctoral Student
Título da pesquisa: On Heidegger's Theory of Subjectivity in Relationship to Kant and Modern Theories.